Grupo ELA lança cerveja e lucro será revertido a entidades de apoio à mulher vítima de violência

A cerveja ELA será lançada nas próximas semanas em vários estados do Brasil. O lançamento é o marco de uma mobilização que começou em maio envolvendo mulheres que atuam no mercado cervejeiro e querem chamar a atenção para o machismo no setor.

O estilo escolhido foi o American Barley Wine, de amargor mais acentuado que a sua versão de origem, inglesa, para fugir totalmente do estereótipo de que mulher gosta apenas de cerveja leve e doce. Com 10% de graduação alcoólica, leva maltes tostados e lúpulos americanos de aroma e amargor. No Rio de Janeiro, o lançamento acontece no Booze Bar (Mem de Sá, 63, Lapa) a partir das 19h.

O lucro obtido com a comercialização da cerveja será doado a entidades que acolhem mulheres vítimas de violência.

Lançamentos pelo Brasil:

São Paulo – 20 de agosto, a partir das 14h, no Empório Altos dos Pinheiros
Rio de Janeiro – 25 de agosto, a partir das 19h, no Booze Bar
Florianópolis – 2 de setembro, a partir das 19h, no Coza Bar
Curitiba – 3 de setembro, a partir das 15h, na Cervejaria Masmorra
Porto Alegre- 6 de setembro, a partir das 18h, na Penz Bier

Estivemos em Curitiba e entrevistamos a Fernanda Fregonesi e Aline Smaniotto. Entenda um pouco mais sobre o projeto ELA



Sobre o ELA

Cansadas de ouvir termos como “cerveja para mulher”, “quero falar com o cervejeiro responsável”, “mulher não deve ir ao bar sozinha” criaram o ELA um coletivo para enaltecer o trabalho da mulher no meio e denunciar ações machistas por parte da indústria cervejeira e da sociedade em geral.

Elas são mestres cervejeiras, sommelières, professoras, juízas de concursos, apreciadoras, empresárias e especialistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Motivadas pela forma negativa como a mulher é retratada na indústria, querem que a relação cerveja e mulher comece a ser vista de outra forma.

A mobilização iniciou em maio, logo após a divulgação de um novo rótulo de cerveja que explorava negativamente a imagem de uma mulher. “Essa história de peito e bunda na cerveja já deu, né? Estamos no mundo da cerveja tanto quanto eles, trabalhamos tanto quanto eles e precisamos de respeito”, explica a gerente comercial e de marketing da Cervejaria Dádiva e uma das idealizadoras do projeto, a sommelière Aline Smaniotto Tiene.

Para celebrar o coletivo, elas resolveram produzir um rótulo exclusivo. Juntas, definiram estilo, elaboraram a receita, nome, identidade visual e foram para a fábrica. A Cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (SP) cedeu o espaço e os equipamentos, mas foram elas que fizeram todo o trabalho. “Fizemos o CIP (desinfecção) no tanque, moemos e arriamos o malte, enfim produzimos a cerveja com as nossas mãos e temos muito orgulho disso”, afirma Aline.

Para acompanhar as novidades, conhecer mais sobre o projeto e suas participantes é só seguir o coletivo nas redes sociais através do @cervejaporelas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *