Eu estava muito ansiosa para provar a Invicta 1000 IBU e não me arrependi! É uma IPA realmente muito amarga, mas com bom drinkability (odeio essa palavra). Não é um Frankenstein lupulado, impossível de beber. E, repetindo o sucesso dos estoques esgotados no Beer Experience de São Paulo, o estande da Invicta estava bem cheio.
Parte do sucesso se deve à grande polêmica em torno dos 1000 IBUs, um nível na escala de amargor impossível de ser alcançado. Em 2010, a Mikkeller viveu a mesma situação com a Mikkeller 1000 IBU fazendo com que o mestre cervejeiro viesse a público explicar a proposta.
Por aqui não chegou a tanto. Encontramos* o Rodrigo Silveira, mestre cervejeiro da Invicta, que falou um pouquinho sobre a polêmica dos 1000 IBUs para a Maria Cevada. Confere aí!
* super agradecimento à Raquel Turatti, beer sommelier da Balkonn
– O legal da cerveja não é a questão dela ter ou não 1000 IBU’s, isso a gente até explica no contra rótulo. Ela foi calculada pra 1000IBU, mas como cervejeiro e engenheiro, tenho que saber que é impossível chegar aos 1000 IBUs, a cerveja satura. Pelos cálculos matemáticos que usamos para fazer a cerveja, ela foi planejada para ter 1000IBUs, a carga de lúpulo é para isso, mas se for feito um teste em laboratório, é claro que não vai ser 1000IBUs – explica Rodrigo e comemora: – não tenho mais Invicta 1000 IBU na fábrica, estou preparando outros lotes para atender o mercado.
Mais sobre o que rolou no Beer Experience:
– Abróba – a novidade da Wäls
– Cervejarias e estandes no evento
– Degustando Mikkellers
E durante a semana ainda tem:
– Revelações do Beer Experience
A Maria Cevada esteve no Beer Experience no sábado a convite do evento para produzir o conteúdo que vocês vão conferir aqui ao longo da semana.
Gustavo Guedes says:
Explicação totalmente incoerente e paradoxal do mestre cervejeiro. Se os 1000 ibus nao importam 'nao eh o legal da cerveja', pq esse eh o nome da cerva?! Mais uma vez compraremos marketing envasado…
Marcelo Cunha says:
exatamente…….propaganda enganosa
Morsa says:
Falou Falou e não disse nada.
Ae says:
vocês que não querem entender… como explicado, a "carga"/quantidade de lúpulo usada, somados os IBUs daria 1000…porém a cerveja não absorve esta imensa quantidade e satura, assim como nosso paladar, segundo dizem, não sente nada além de 110 ibu…
é algo semelhante a colocar várias colheres de açúcar em um copo com água…você pode colocar o açúcar, mas chega determinado momento que a água não consegue absorver tudo.
Anônimo says:
You can't taste the 1000IBUs but you still feel cool. Cool shirt, fun concept and if it isn't a Frankenstein beer then I'm in! Cheers!
Anônimo says:
é já ta na hora de vender pra @mb3v3 ……. já tá mentindo/enganando/enrolando o consumidor "=zinho"
Anônimo says:
Parem de falar e provem a Invicta 1.000 IBU… É sabido que é impossível chegar a esta marca, até mesmo porque a partir de 100 IBU é praticamente impossível diferenciar o amargor. É a mesma história do protetor solar acima de 30 FPS… rs