Gil Lebre, campeão do Campeonato 2015 | Foto: AllBeers |
Como funciona:
– O candidato devera realizar a inscrição no site do Instituto da Cerveja até o dia 2 de março. No momento da inscrição, poderá escolher onde deseja realizar a 1ª fase do concurso: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba ou Porto Alegre.
– A 1ª fase (Peso 1) é uma prova de múltipla escolha, individual e sem consulta com duração de 2h30. Os 45 melhores resultados do Brasil passam para a segunda fase.
– A 2ª fase (Peso 2) é uma Prova Prática de Identificação de Estilos de Cervejas e Defeitos Sensoriais. Os participantes terão 1 hora para identificar 6 estilos de cerveja e mais 1 hora para identificar defeitos sensoriais. Os 5 melhores serão selecionados para a Prova de Degustação Oral e Serviço.
– Prova Final – etapa de Degustação: os 5 finalistas terão que degustar uma cerveja, avaliar todas as suas características sensoriais e concluir indicando a qual estilo pertence. Na sequência, o candidato terá que responder três perguntas relacionadas ao universo da cerveja
– Prova Final – etapa de Serviço: será simulado um ambiente de restaurante. Uma mesa com os convivas, que representarão os clientes, será colocada em frente ao júri. O candidato deverá apresentar o menu, aguardar os pedidos e recomendar a melhor cerveja para cada prato escolhido. O candidato deverá fazer o serviço das cervejas, levando em consideração os preceitos de cada estilo antes e depois de abri-las. Durante o serviço deverá responder às perguntas feitas pelos convivas.
Esse ano, a Maria Cevada cobrirá a final do Campeonato Brasileiro de Sommelier. A convite do Instituto da Cerveja Brasil integrarei a mesa dos convivas, na etapa final de avaliação dos candidatos. Desejo a todos muito sucesso e calma nessa prova de fogo. 🙂
Confira as datas, valor de inscrição e o regulamento completo no site oficial.