No último fim de semana estivemos em jantar harmonizado na fábrica da Bohemia em Petrópolis/RJ. O evento marcou o lançamento da nova linha de cervejas especiais e o anúncio das reformas do Museu da Cerveja.
Algumas novidades:
- Além da produção regular da Bohemia Reserva, como experiência, eles planejam deixar 8 barris especiais envelhecendo por 4 ou 5 anos e lançar uma leva especial. Ainda não há detalhes de como será o lançamento do produto final.
- Já a Wäls se prepara para ter uma cave com 1000 barricas, a maior da América Latina, onde envelhecerão suas cervejas. A inspiração veio do espaço da americana Goose Island que conta com 5000 barris para envelhecimento de cervejas.
- O Museu passará por reformas e poderá ser visitado a partir de 15 de junho, período em que Petrópolis abriga seu maior evento – a Bauernfest, a festa do Colono Alemão. Novas experiências estão previstas. No momento apenas o bar e a loja da fábrica estão abertos.
- Uma das novidades é o esquema de “pop-up store” da loja do museu. “A ideia é mudar toda a loja de tempos em tempos. Focamos em produtos regionais e hoje estamos com o tema “Petrópolis”. Durante a Bauernfest teremos produtos mais relacionados à cultura alemã e vamos variando” – explica Daniel Wakswase, diretor das marcas artesanais da Bohemia.
- A Bauernfest desse ano terá um estilo de cerveja comemorativo: a Bohemia produzirá uma cerveja do estilo Oktoberfest para animar a festa. Além dela, os novos rótulos da Bohemia também poderão ser encontrados por lá.
Sobre o jantar e as cervejas
Confira algumas harmonizações sugeridas para as novas cervejas
14 Weiss
Bohemia 14 Weiss é uma cerveja de trigo, refrescante e leve. Com aromas e sabores mais suaves que o estilo tradicional, pode ser uma opção de cerveja de entrada para aqueles que têm resistência até mesmo aos aromas de banana e cravo das Weizen. Teor alcoólico 4,3% IBU 15.
No jantar ela foi harmonizada com alguns embutidos, sanduíche de barriga de porco e um steak tartare suave com farofa de malte.
Aura Lager
Bohemia Aura Lager é uma clássica Vienna Lager com coloração avermelhada. Com notas de malte e suave aroma de lúpulo. Teor alcoólico 5,4% IBU 23. No jantar ela foi harmonizada com queijos e gnocchi de mandioquinha.
838 Pale Ale
Bohemia 838 Pale Ale, uma cerveja de amargor e citricidade suaves terminando em notas de malte caramelo. É uma English Pale Ale e levou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja de 2016. Teor alcoólico 5,4% IBU 41. No jantar ela foi harmonizada com pescoço de cordeiro e favada asturiana.
Ao final do evento, fomos para a Cave da Bohemia onde foram servidas Bohemias Reserva em suas exóticas taças sem pés. No jantar a harmonização final foi feita com Bohemia Reserva e sobremesa de chocolate.
Quem segue a Maria Cevada no snapchat (maria-cevada) conferiu as receitas e o que estava rolando ao vivo. Siga a gente no Snapchat (maria-cevada) e também no Instagram (@mariacevada).